Santiago- Chile. 10 dicas do que fazer pela cidade

costanera_center

A minha primeira reação ao chegar em Santiago, confesso, não foi de amor à primeira vista. Foi mais para um tipo “ok, uma capital meio parecida com Buenos Aires…que acho meio parecida com Porto Alegre…”…talvez por estarmos perto do centro, talvez por estar meio nublado, talvez porque eu estivesse meio de mau humor.

Mas foi só o sol dar as caras, a “neblina” que paira sob a cidade baixar para aparecer elas, AS CORDILHEIRAS, e Santiago ganhar o seu Uaaaau!!! Foi, portanto, amor à segunda vista! 😉  E, sendo elas as responsáveis por esse ❤ é com elas que vou começar a minha lista de 10 coisas para fazer em Santiago!

1. As Cordilheiras dos Andes

Sim, Santiago está literalmente nos pés de uma das formações rochosas mais lindas que eu já vi. Me arrisco a dizer do Mundo! E nossa como elas são imponentes. Com um pouco de neve, então… Ás vezes pode ser difícil de vê-las pois, infelizmente, Santiago está num vale, o que não colabora para dispersar a poluição da cidade… Mas se você der sorte, tenho certeza que as Cordilheiras será uma das coisas mais lindas que você verá em Santiago. 😉

2. O Museu da Memória e dos Direitos Humanos e Museu Nacional de Historia Natural

Vá! Và! :D
Museu da Memória e dos Direitos Humanos. Vá! Vá! 😀

O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, embora tenha esse nome “abrangente” aborda, principalmente, o período da ditadura militar chilena, que foi uma das mais sangrentas da América do Sul. Com uma coleção super rica e interativa, mostra em áudio, vídeo e documentos desde o início da Ditadura até o restabelecimento da Democracia. A entrada é gratuita e vale MUITO o passeio, seja pela aula de história, seja para nunca esquecermos quanto a democracia mesmo meio estranha às vezes é valiosa. Você levará vários socos no estômago, mas o passeio valerá muito a pena. É gratuito e o metrô te larga, literalmente, dentro do museu. Há também exposições itinerantes, sempre com essa temática. Vá! Vá!

Logo na frente do Museu, há um grande parque verde que abriga também o Museu Nacional de História Natural. Não chegamos a conhecer todo o museu, mas estava lotado de crianças e seus pais. Já da entrada era possível ver uns dinossauros bem bacanas. Um bom passeio para fazer com os pequenos.

3. O Mercado Central 

Todo mundo acha muito legal. Eu achei “ok”. 😛 Mas é lá que você conseguirá comer as famosas $$$ Centollas. Confesso que depois que vi as Centollas de Ushuaia achei as do mercado chileno meio pequenas! 😛 É um lugar BEM turístico, com diversos restaurantes, o que significa garçons te catando chamando para entrar. Só demos uma volta, como parte do nosso passeio pelo Centro de Santiago.

4. La Plaza de Armas

Como toda cidade colonizada por espanhóis  sul americana Santiago também tem sua Plaza de Armas. Aqui fica a bonita e imponente Catedral Metropolitana, o prédio histórico dos Correios e um centro de informações ao turista, onde você pode pegar um mapa da cidade. Combine esse passeio com o passeio ao Mercado Central.

5. As vinícolas 

Ops! Flagra! :D
Ops! Flagra! 😀

Ir ao Chile e não conhecer uma vinícola, é como ir a Roma e não ver o Papa (ok, você pode não ver o Papa, fique à vontade, mas vá tomar vinho! 😀 )! 😛  Algumas vinícolas famosas podem ser acessadas a partir de Santiago numa combinação de metrô+táxi/ônibus. Conhecemos a famosa Concha y Toro e menos famosa, mas beeem legal, Cousiño Macul.  Vou contar mais sobre elas no próximo post.

6. La Chascona

Os Jardins de La Chascona + o Dé
Os Jardins de La Chascona + o Dé, que ama #sóquenão museus 😀 

Uma das casas de Pablo Neruda, que foi convertida em museu. Confesso que adoro museus que parecem a casa da pessoa, como se o dono fosse aparecer a qualquer momento, então gostei bastante do passeio. 😀  O ingresso dá direito a um áudio guia (tem em português!), que irá lhe contar um pouco da história do poeta, seu amor pelo mar e por barcos, e por Matilde, um de seus “amores secretos”, para quem Neruda construiu a casa. Fica no Bairro Bellavista, próximo ao Cerro San Cristobal.

Mais informações aqui.

7. Cerro San Cristobal 

Próximo à La Chascona está o Cerro San Cristobal, um dos mais altos de Santiago, que é cercado por um parque bem arborizado e conta com um zoológico (não gosto de zoológicos, só para deixar registrado). Você pode pegar um funicular que te larga no topo (ele faz uma parada para a descida no zoológico se você for fazer esse passeio). Ocorre que no dia que fomos, o funicular estava estragado e ficamos meio sem tempo de fazer a subida a pé. Vai ficar para uma próxima visita à cidade. 🙂

8. Cerro Santa Lucia

historia-do-cerro-santa-lucia
Cerro Santa Lucia- Imagem de autor desconhecido

Próximo ao centro e do Bairro Lastarria, esse cerro “pequeno”, também te dá uma vista bem bacana da cidade (já disse, que gosto de olhar as cidades de cima? provavelmente umas 1000 vezes 😛 ) e no seu topo está o Castelo Hidalgo. Vá com disposição para subir escadas. 😉  Já no pé do Cerro está a fonte Netuno, que rende fotos bacanas.

9. Bares, Cafés e Restaurantes nos Bairros Bellavista e Lastarria

Ambos os bairros contam com bares, cafés e restaurantes descolados. E como estão próximos de pontos turísticos famosos, como La Chascona, no caso do Bellavista, e, do Cerro Santa Lucia, no caso de Lastarria, reserve um tempo para caminhar pelas ruas desses bairros charmosos, parar para um almoçou ou para um café. Você não vai se arrepender.

Bellavista <3
Bellavista ❤

10.  Pátio Bellavista

dsc09616

Um complexo de restaurantes e lojas bem bacana também localizado no Bairro Bellavista. Quando estivemos por lá, estava rolando uma feira de livros. E se você estiver de bike, conta com bicicletário.

Esses foram nossos principais passeios em Santiago, dentro daquela ideia de vagar pela cidade. Contudo, Santiago conta com muuuito mais museus, bairros interessantes e modernos, shoppings, etc., que só “passamos” de transporte, sem nos ater muito.

E você?  Tem alguma dica para dar? Aos comentários! 😉 😀 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s