Empresas de turismo no Atacama: nossas escolhas e impressões

DSC09229

Como havia comentado aqui, escolhemos fazer a maioria dos passeios com a empresa Grado 10.

Antes da viagem havia pesquisado bastante sobre empresas de turismo em São Pedro. Isso porque eu não curto meeeeesmo fazer tours… normalmente eles são chatos e engessam o seu passeio. Mas em San Pedro, não tem jeito…ou você vai de carro e tenta se “achar” por lá, ou tem que embarcar em tour mesmo… Nem para ir até às Termas de Puritama você vai conseguir um busão que te leve… eu juro que tentei! No máximo dá para ir ao Valle de La Luna de bicicleta, mas pedalando pela rodovia mesmo…nada muito “seguro”.

DSC08819
Mas dá para dar umas voltinhas de bike sim… 🙂

Bueno, mas voltando a minha pesquisa, como em toda cidade MUITO turística a oferta de empresas oferecendo passeios é GIGANTE. Os reviews na internet são sempre recheados de história positivas e negativas…e para completar, pode acontecer de você chegar no lugar e aquela agência simplesmente não existir mais. Sim, as coisas são voláteis no deserto!

Mas a grande vantagem é que as opções são muitas, o que te permite barganhar os passeios e também não exige grandes antecedências nas reservas. Se você NÃO for em alta temporada (leia-se, férias escolares) me parece que dá para deixar para reservar lá mesmo.

Contudo, se você quiser muito fazer um passeio específico (como o Tour Astronômico da Space, por exemplo) sugiro reservar com antecedência ou logo no primeiro dia de viagem. Evite frustrações! 😛

A escolha pela Grado 10 se deu devido ao bom atendimento que tivemos na hora da compra (a moça da recepção foi muito prestativa e esclareceu todas as nossas dúvidas), o cronograma dos passeios fechava com a nossa disponibilidade, conseguimos um bom desconto pelo pacote de passeios e achamos interessante o modo de trasporte que eles utilizam no passeio: esse caminhão meio “Transformer” que você podem ver abaixo:

DSC08867
Nosso transporte pela Grado 10 🙂

Não me arrependi nem um pouco da escolha. Todos os guias que nos acompanharam nos passeios foram bastante profissionais e divertidos (mas sem ser chatos…não sei se vocês me entendem .. 😛 )  e deram informações sobre os locais que visitamos. Tudo muito profissional!

Outro diferencial, que pode parecer meio bobo mas faz TODA a diferença, são os lanches oferecidos no passeio, pois a maioria engloba um café da manhã ou um coquetel/lanche. Não é luxo! Mas acredite, depois de muito andar pelo deserto, esse é o tipo de coisa que acaba fazendo a diferença…escutei de muitos viajantes que encontramos no caminho reclamações nesse ponto, como comida fria e sem graça, bebida quente, ou simplesmente não ter nada, etc. e a experiência do passeio que eles relatavam acabava sendo para pior.

DSC09059
Comendo parte 01 😀

Os passeios que fizemos com a empresa foram 1) Valle de la Luna e Valle de La Muerte; 2) Geysers del Tatio e Povoado de Machuca; e 3) Laguna Cejar e Ojos del Salar, nessa ordem.

Fazíamos um passeio por dia, sem correria, do jeito que gosto de viajar. Mas se o seu tempo é curto, é possível fazer dois passeios no mesmo dia, já que, normalmente, eles são de meio turno.

Não sei se era porque estávamos na baixa temporada (agosto 2015), mas não pegamos as atrações atrolhadas de gente, salvo o por-do-sol no passeio do Valle de la Luna/Morte, que é mais movimentado mesmo.

Já no caso da empresa Maxim Experience, também não temos do que nos queixar. A pesar de chegar um pouco atrasado para nos buscar (fomos os últimos a serem pegos) e do tour estar lotado, o guia foi bastante profissional e se mostrou à disposição para responder as dúvidas sobre o lugar que surgiam no caminho. Também fez umas voltas “com emoção” pelo deserto.

O veículo que eles usaram achei bastante adequado (essa caminhonete abaixo) e, sinceramente, não me sentiria muito à vontade para ir de van comum, como vi em outros passeios, já que o negócio é ruts meeeeesmo…não tem estrada, você vai pelo meio do deserto, por mais que a van possa parecer mais confortável á primeira vista.

DSC09309
Essa caminhonete vermelhinha aí… 🙂

Por ser um passeio de dia inteiro, numa altitude bastante grande (4300 metros +-), o quesito “alimentação” faz toda a diferença e nosso guia tentou nos agradar. Comida quente e gostosa (empanadas!), com direito até a sobremesa e suco, além de um café da manhã bem bacana. Nossos companheiros de hotel foram com uma empresa, de van, em que serviram frango frito frio, com molho de tomate, e a experiência deles, acabou não sendo tão boa… 😛

DSC09417
Comendo parte 2 😀

E por fim, o último passeio ficou por conta da Space. Muitas são as agências que oferecem Tours Astronômicos em San Pedro. Mas tinha lido, e pude comprovar na prática, que a Space é uma das mais profissionais. Desde o atendimento, passando pelas explicações no local, ao chocolate quente com “palestra” ao final da noite, tudo foi P-E-R-F-E-I-T-O.

terasse2012
Foto da própria Space… não bati fotos nesse dia, pois só com tripé e “uma baita mão” 😀

Confesso que quase desistimos desse passeio.

Quando estávamos no Atacama, as condições climáticas estavam muito estranhas: no último dia chegou a chover no Deserto mais seco do mundo! E eles somente confirmam o passeio no dia, se houver condições climáticas adequadas para a observação… e isso pode significar (como foi no nosso caso), confirmar o passeio 1 hora antes do horário marcado para ele sair!

Confesso que já estava achando tudo muita frescura só para olhar o céu, mas o negócio é profissional mesmo, e você não irá se arrepender desse profissionalismo. O rapaz da recepção me informou que muita gente, de lugares como EUA e Europa, reservam com meses de antecedência. Eles fazem as palestras em várias línguas: espanhol, português, francês, italiano e inglês, pelo que me lembro. Tivemos uma verdadeira aula de astronomia.

Então a dica aqui é, se você quer meeeesmo fazer esse tour, já marque e faça no primeiro dia disponível. Assim, se as condições climáticas não permitirem que ele saia naquele dia, você terá mais oportunidades. Ah! E se tiver lua cheia, por razões climáticas meio óbvias, ele não sai. 😉

No próximo posto, conta as nossas impressões de cada passeio.

Fui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s