Deserto do Atacama- Quanto tempo no Deserto e escolha dos passeios

DSC09077

Se você, como nós, optou por chegar de avião à San Pedro do Atacama terá necessariamente que optar por uma, das vaááárias empresas de viagens, que oferecem passeios ao Deserto.

As atrações não são próximas da cidade e fazer passeios por conta própria se mostra praticamente impossível se você não estiver de carro. E, em algumas atrações, mesmo de carro, recomendo que você o deixe na cidade e opte por um empresa que conheça bem o caminho. Afinal de contas, ficar perdido no deserto mais seco e mais alto do mundo não me parece uma boa ideia. 😀

Como chegamos numa segunda-feira pela manhã à cidade, optamos por fechar os passeios no primeiro dia. San Pedro é bem preparada para o turismo e há muitas agências oferecendo passeios pelo deserto. Ainda, a cidade também é porta de entrada para o Salar de Uyuni, na Bolívia, país vizinho, e muita gente opta por fechar pacotes com as empresas do Chile.

Infelizmente, a cidade não tem estrutura para fazer passeios por conta própria, sem carro. Por exemplo, não haverá um ônibus de linha que te leve até o Valle da Luna/Termas de Puritana (juro que tentei descobrir), por exemplo, e se você quiser se aventurar de bicicleta, terá que ir pelas estradas mesmo, porque ciclovia não há. Mas isso não tira o charme do Deserto e eu, a pessoa que detesta excursão, curti muito os nossos passeios “pacotão”. Basta achar a empresa certa! 😉

Pelas estradas da vida...
Pelas “estradas” da vida…

Em pesquisas na internet, blogs e no Trip Advisor você verá que praticamente todas as empresas tem reviews positivos e negativos. Além disso, a toda hora abrem e fecham novas empresas, então você terá que se basear muito no feeling na hora de optar pelo passeio. Pergunte, pesquise, pergunte de novo e feche com aquela que lhe passar maior confiança. A maioria dos passeios no deserto são meio “perrengue” então o barato pode sair caro e não necessariamente o mais caro será o melhor. Veja a lotação de cada passeio e o tipo de veículo utilizado. Confirme se as refeições estão incluídas.

Como tínhamos 5 dias inteiros no Deserto, optamos por organizar os passeios levando em conta a aclimatação, ou seja, passeios em lugares com maior altitude ficariam por último, tendo evitar com isso transtornos de saúde. Então também levamos em conta a data de saída de cada passeio na hora de escolher a empresa.

E, acredite, essa foi uma decisão MUITO acertada. No dia da nossa chegada já senti um pouco os efeitos da altitude em San Pedro do Atacama, que nem é tãããão alto assim (2.400 metros). Fiquei com dor de cabeça e, ao final do dia, cada passo dado parecia uma maratona, principalmente depois de umas cervejinhas (nota mental: evite bebidas alcóolicas no primeiro dia!) 😀 No segundo dia já estava pronta para outra! Já o Dé não sentiu nada…então vai de cada um!

Sem baldes de cerveja na próxima vez :P
Sem baldes de cerveja na próxima vez 😛

Mas conhecemos um grupo de amigos que estava no nosso hotel e eles acabaram fazendo o primeiro passeio no lugar mais alto de todos. Resultado: pelo menos dois deles passaram BEM mal e acabaram ficando deitados na Van todo o passeio. Nem curtiram… 😦  Então não dê bobeira!

Como gosto de viajar mais slow, nunca conto o dia da chegada e o dia da saída para fins de passeio (o que conseguir fazer nesse dia é lucro!). Mas se você tiver menos tempo e chegar de manhã à San Pedro, já pode conseguir algum passeio no turno da tarde. Nesse caso, recomendaria o Vale da Lua/Morte (Valle da Luna/Muerte) que é relativamente perto de San Pedro e não exige muito dos seus pulmões.

 DSC08913

Dá para fazer em menos tempo? Sim! Mas, ou você vai fazer uma maratona do Deserto, ou terá que fazer algumas “escolhas de Sofia”.

Quero ficar mais tempo, vai ter o que fazer? Sim!!! Tiveram passeios que deixamos de fora da nossa viagem (uns por falta de tempo, outros por falta de dinheiro, e outros que não me chamaram muita atenção): não fizemos o Salar de Uyuni; não fizemos o Valle do Arco-íris; não fomos às Termas de Puritana; não descemos de Sandboard (tem a Joaquina aqui pertinho, onde podemos fazer isso! 😉 ); e não fomos às Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama. Então com dias a mais (ou mais pressa) poderíamos ter feito mais coisas. Mas não me arrependi da nossa escolha mais “devagar”. Até porque o deserto exige muito do corpo: o tempo é seco meeeesmo, e a sua pele, nariz e cabeça vão sentir.

O passeio do Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas é um passeio que TODO mundo faz quando vai a San Pedro, sobretudo para ver os flamingos. Ocorre que fomos no inverno (agosto) e me informei que essa não era época de flamingos por lá… e que se houvesse a maioria estaria no Salar de Tara, que iríamos conhecer. Então deixamos de fora e não me arrependi, já que pude confirmar com outros viajantes que não tinha mesmo aquele mar de flamingos por lá, como costumamos ver nas fotos… no máximo uns 10. Acabamos vendo os bichinhos no Salar de Tara 🙂

Outra dica é tentar fechar o maior número de passeios possíveis com a mesma empresa.  Assim, você pode negociar um desconto. 😉

Escolhemos então fazer os seguintes passeios: 1) Valle de la Luna e Valle de La Muerte; 2) Geysers del Tatio e Povoado de Machuca; 3) Laguna Cejar e Ojos del Salar 4) Salar de Tara; 5) Tour Astronômico. No final das contas, optamos por fazer a maioria dos passeios com a empresa Grado 10. A exceção foi o passeio ao Salar de Tara, que a empresa não estava realizando e nos recomendou a Maxim Experience. E o tour astronômico, que fizemos com a Space. 😉

Nosso transporte pela Grado 10 :)
Nosso transporte pela Grado 10 🙂

Nos próximos posts minhas impressões sobre os passeios e cada uma delas. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s