Chile- Deserto do Atacama e Valle Nevado: O que levar na mala

download

Oi pessoal!

Não sei quanto a vocês, mas a parte mais tensa para mim numa viagem é organizar a mala! Eu simplesmente detesto! 😛 Confesso que já evolui muito nesse quesito e hoje quase consigo levar só o essencial… mas sempre fica uma peça que eu penso “porque, Deus, eu trouxe isso!” 😀

O difícil dessa viagem ao Chile especialmente foi a diferença de clima que iríamos enfrentar.

tempo atacama
Foca na temperatura de Terça-Feira 😮

No caso do Deserto do Atacama, pela madruga-manhã, a temperatura beirava aos 9 graus… à tarde chegava aos 26 graus! 😮 Ainda, tinha a grande questão do Deserto do Atacama ser um dos mais secos do mundo, isso sem falar na altitude… #Socorro

Para completar, ainda íamos conhecer, na mesma viagem, o Valle Nevado, o que significa temperatura negativa e neve! Ou seja, umidade o.O

Já em Santiago a temperatura seria mais amena e cidade grande já pede um tipo de roupa diferente daquelas para aventura…

estressada
#MeIdentifico

Como costumo viajar de mochilão, não posso me dar ao luxo de levar a casa inteira, afinal de contas o peso todo vai nas minhas costas! 😀

Depois de muito pesquisar, e com a ajudinha da minha sogra que disponibilizou uma listinha esperta, cheguei a seguinte conclusão de itens que, na minha modesta opinião, tem que ter na mala/mochila de quem vai ao Deserto do Atacama ou Esquiar/Snowbordear/Cair na neve em Valle Nevado. Vamos a ela:

ITENS MAIS IMPORTANTES DE NECESSAIRE

  • Protetor Solar com proteção alta!!! ESSENCIAL TANTO PARA A NEVE, QUANTO PARA O DESERTO (ficou dramático o suficiente? 😀 ).

Esse item cabe uma explicação em especial: Invista em um BOM protetor solar, daqueles caros mesmo. Vi muita gente com “protetor solar de supermercado” bem queimado. E lembre de passar e repassar durante o dia. Não descuide mesmo! Você pode não sentir, mas mesmo se estiver nublado, na altitude, a sua pele estará queimando meeeeesmo. No único dia que “esqueci” de repassar o protetor, isso no Valle Nevado, fiquei com a marquinha dos óculos de sol, ainda bem que nada grave…

fotoprotector_isdin_fusion_gel_0_0_0Eu usei o da marca ISDIN, fator de proteção solar 50+ Fusion Gel 100 ml Sport (foto ao lado). O bom dele é que é BEM seco mesmo e pode ser usado em regiões com pelos (alô barbudos de plantão!). Usamos ele no rosto, pescoço e regiões mais expostas ao sol, como braços, e funcionou super bem, não ficamos nem um pouco vermelhos (e olha que nossa pele é bem clara). Recomendo.

Levei também o da SpectraBan Gel Creme para o Corpo,  fator de proteção 30, o mesmo que levamos para as Maldivas, para partes menos expostas. Também gosto muito desse protetor.

  • Hidrante para corpo e rosto: O tempo seco do Deserto e a calefação dos hotéis de Neve, vão fazer o seu corpo pedir uma ajudinha extra. Usei o Fisiogel Hipoalérgico. Ele não é muito seco, mas não tem cheiro e é para pele sensível.
2015-08-01 16.31.57
Meu kit 🙂
  • Vaselina: Explico. Eu sou a RAINHA da queimadura na cozinha e sempre uso Vaselina para dar uma hidratada no local queimado, como recomendou a minha dermatologista. Aí tive a ideia de levar, caso a coisa apertasse. E não é que tive uma espécie de alergia no deserto? (nada grave, só uma irritação mesmo na pele) 😮 Achei que era do ressecamento, fui intercalando vaselina e creme hidratante na pele e melhorou…

#MetidaADermato

  • Gel Hidratante Nasal: Você vai me agradecer. 🙂  O nariz ressaca demais no Deserto e na Calefação dos hotéis de Neve. O meu, em especial, sofreu legal. Encontrei outros viajantes reclamando da mesma situação. O Gel Hidrante ajuda a minimizar o ressecamento e, por ser em gel, dizem que dura mais… Usei o Maxidrate (foto) e ajudou nesse ponto.
  • Bepantol para os lábios: Ter um bom hidrante para os lábios é essencial. Acho que esse foi o ponto de maior sofrimento para nós, tanto no Deserto, quanto na Neve, pois o lábio ressecou e incomoda meeeesmo.

Dica Importante!!!! O Bepantol para os lábios não tem protetor solar e não ter um protetor solar específico para a boca foi a nossa maior falha (não, eu não sou maníaca por Protetor Solar, mas constatei na prática que é importante mesmo essa quantidade toda de proteção).

Moral da história, de noite acabei usando o “Geral”, que é mais grosso e levei pro precaução, na boca mesmo, para ver se dava jeito.

  • Soro Fisiológico: Em especial para o Deserto, caso você pegue uma nuvem de poeira. Levei um colírio também (Lacrima Plus, na foto), mas acabei não usando…então vai da sensibilidade de cada um.
  • Talco– Para dar um dignidade às botas de caminhada. 🙂 Uso o Talco Polvilho Antisséptico da Granado Tradicional.
 NA MALA/MOCHILA 
  • Boa Mochila- Super útil no Deserto. Como a regra de vestir é o “efeito cebola”, ou seja, colocar muitas camadas de roupa, para ir tirando durante o dia, você precisará de um suporte para colocar toda essa roupa. Aliás, no Deserto do Atacama eu recomendo ir de Mochilão mesmo. As ruas são todas de chão batido e empurrar mala naquele piso não me pareceu a melhor ideia.
  • Óculos de sol- Acredite, você não sobreviverá sem eles tanto no Deserto, quanto na Neve.

Observação- Levei 3 óculos: 2 de neve (um tipo máscara e um espelhado)  e um de sol “normal”. O meu de sol “normal” quebrou no Deserto do Atacama e teve que ir direto para o lixo… acabei usando o de Neve espelhado o restante da viagem e ele me salvou. Não achei óticas em São Pedro do Atacama. Se não fosse por esse óculos extra, teria que ter encarado um de camelô mesmo.

  • Chapéu- Dá um trabalho levar, mas vai te salvar no Deserto. Ou deixe para
    #ToucaManíaca #CaraDeCansada #DúvidaCruel
    #ToucaManíaca #CaraDeCansada #DúvidaCruel

    comprar um menos estiloso por lá.

  • Toucas– Fundamental para a Neve. Bem útil no Deserto, especialmente nos passeios pela madrugada/manhã.
  • Luvas: Uma impermeável para a Neve (você pode alugar no centro de esqui); Uma comum para o Deserto… Extremidades quentes, corpo quente! 🙂
  • Mantas/echarpes/lenços: Mantém o pescoço aquecido, são fáceis de tirar, fáceis de levar e dão versatilidade ao look…sem contar que viram bons “tapa-olhos” para fugir da luminosidade do avião. Sempre levo umas 3! ❤  😀
  • Roupa de banho: Alguns passeios no Deserto permitem mergulho nas lagoas. Para a Neve, se você for ficar hospedado no Valle Nevado, o hotel tem piscina e sauna. 😉
  • Calça impermeável: Fundamental para a Neve (você pode alugar no centro de esqui); Como eu tinha em casa e teria que levar de qualquer forma (elas fazem MUITO volume na mochila…não recomendo comprar se vc não for ficar mais tempo na neve), acabei usando no Deserto também, no passeio dos Geisers.
  • Calças Jeans: Sempre levo…em qualquer viagem!
  • Casaco impermeável-  Fundamental para a Neve (você pode alugar no centro de esqui);
De manhã...
De manhã…
  • Casaco corta-vento–  Bem útil no Deserto, em especial se você for ao Salar de Tara. Alguns casacos impermeáveis (como o meu) também são corta-vento…confira para não levar em duplicidade.
  • Casaco leve– Bem útil no Deserto durante o dia, pois protege os braços do sol. Leve uma cor clara e algo bem fininho, que você consiga colocar na mochila. 😉 O meu era um da C&A, desses de academia, bem simples e quebrou um galho.
  • Camiseta/Blusa que deixe o suar sair- Bem útil no Deserto; Essencial para a Neve, principalmente se você vai Snowbordear por aí. Eu uso a Solo.
  • Muitas blusas/polar finas- Para fazer o efeito cebola citado a cima.
De tarde...
De tarde…
  • Botas: Impermeável, se você for para Neve. De caminhada se você for para o Deserto e quiser mais proteção. Muitas botas de caminhada já são impermeáveis, então essa foi a minha opção. Me parece que dá para encarar o Deserto com um tênis comum, mas ele não protege tanto do frio, nem das topadas da vida…
  • Chinelo de Dedo: Levo sempre minhas Havaianas. Bem útil no Deserto, nos passeios em que é possível mergulhar nas lagoas.
  • Meias: Eu realmente não gosto de meia-calça…para mim “pinica” e esquenta em excesso…sem contar que você chega num lugar com calefação e quá morre. Prefiro levar só as meias comuns mesmo, mas vai do gosto do cliente.
  • Calça de tecido de rápida secagem: Comprei uma beeem baratinha no Brasil, nada glamurosa… acho útil em viagens de aventura, pois elas costumam ser leves e se acontecer algum acidente você tem uma roupa que seca rápido… Mas não é obrigatório e por isso está por último.

E aí…alguém lembra de mais alguma coisa? Algum pitaco? Deixe nos comentários! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s