Um naufrágio…um menino…e o que você tem a ver com isso

10357453_953134941392571_7869851020891202416_n

Muito embora esse blog seja na sua essência, um blog de coisas felizes, não podia deixar passar em branco a foto que correu e chocou o mundo: o do pequeno migrante Sírio, de apenas 03 anos, que não conseguiu realizar a travessia entre a Turquia e a Grécia, junto com a sua família.

Por mais que digam, por vezes, que esse é um problema “tipicamente” europeu, muito longe da realidade brasileira, uma mera ida ao posto de gasolina, aqui da minha cidade (Porto Alegre), me provou rapidamente o contrário: o haitiano que me atendeu me fez lembrar como estamos todos ao mesmo tempo tão conectados e tão distantes.

Em um país formado em sua essência por imigrantes, ver a “boca pequena” algumas manifestações de repúdio e discriminação contra aqueles que só querem um emprego e um pouco de paz, algo tão básico, mas tão caro em pleno século XXI, me faz repensar por onde caminha a humanidade.

Viajar te faz mais rico; te faz mais tolerante; te faz mais próximo da realidade do outro. Mas você não precisa cruzar um oceano, não precisa viajar meio mundo, não precisa sair do seu sofá, para exercer aquilo de mais básico: o nosso senso de solidariedade. Seja dando uma oportunidade para quem a vida não foi muito amiga, seja tendo paciência com o haitiano que não fala português no posto de gasolina. Pequenos gesto. Grandes mudanças.

Pois, meu amigo, quer você queira, quer não, estamos todos no mesmo barco…e cabe a nós não deixarmos naufragar.

2 comentários sobre “Um naufrágio…um menino…e o que você tem a ver com isso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s