Capadócia e os passeios de balão: Dicas Práticas

Voar, voar...subir, subir...

Voar, voar…subir, subir…

Oi pessoal!

Quando falamos em Capadócia a primeira coisa que vem à mente são os famosos passeios de balão.

Sim, eles são muito legais! Sim, vale cada suado centavo investido. Mas como tudo na vida, tem suas pegadinhas. 🙂

Como eu disse aqui, quando fizemos check-in no hotel, o próprio pessoal já nos apresentou as possibilidades de passeios da região e entre elas havia as empresas de balões.

Na época em que fomos havia ocorrido um acidente com brasileiros na região, com um desfecho nada feliz, e que tinha tido uma grande repercussão na imprensa brasileira.

E aí já começa o primeiro ponto que você tem que tomar cuidado: a escolha da agência.

O pessoal do hotel foi muito sincero conosco e informou que, com a “famosidade” do passeio, passaram a pipocar agências oferecendo o tour, o que resultou em passeios de qualidade duvidosa e, muitas vezes pilotos despreparados.

Então antes de tomar uma decisão, pesquise bastante na internet o relato de outros turistas e considerações sobre as empresas (blogs de viajantes e o Trip Advisor são uma boa base). Desconfie de preços muuuuito abaixo do praticado pelas outras agências. Esse é o típico caso em que o barato pode sair caro.

Quanto ao preço

Os passeios de 1 hora estavam entorno de 140 a 180 euros por pessoa. Há passeios de 1 hora e meia que giram entorno de 250 euros por pessoa. Optamos por fazer o passeio de uma hora e me pareceu de bom tamanho, aproveitamos bastante e ainda deu o gostinho de “quero mais”.

No caso dos passeios de uma hora, o que irá diferenciar os valores para mais ou para menos é o número de pessoas que irão com você no balão. Menos gente, mais caro. Mais gente mais barato.

Sinceramente, acredito que nesse caso não vale a pena economizar. Se você optar por um passeio de balão com um grande número de pessoas, as chances de você ficar no meio do cesto, e consequentemente, não conseguir enxergar muita coisa, aumentam. No meu caso, que sou baixinha, provavelmente não ia enxergar nada…

Então não corra o risco de investir um bom dinheiro, e por causa de 30 -40 euros, não conseguir ver muita coisa. Além disso, esses balões com mais pessoas, me disseram, não podem fazer muitas manobras ou se “locomover” muito, então o passeio fica mais sem “graça” e costuma terminar antes. #QuemEstáNaChuvaÉParaSeMolhar 🙂

Balão com menos gente...
Balão com menos gente…
DSC06554
Passeio mais “radical” 😛

As empresas costumam dar um desconto de 10 euros para pagamento em dinheiro.

Dica importante! Os balões menores costumam lotar rápido, então agende o passeio no primeiro dia que você estiver na Capadócia. E não deixe o passeio em si para os últimos dias! Não se esqueça que ele depende de condições climáticas, então quanto mais tempo você tiver “disponível”, menor a possibilidade de você voltar para casa frustrado.

A agência que escolhemos

DSC06481

Por sugestão do Hotel e pesquisando na internet acabamos optando pela Butterfly Balloons e gostamos bastante do serviço oferecido. Recomendo!

Os passeios de balão “começam” na madrugada, antes do sol nascer. As agências passam nos hotéis para buscar os clientes e os levam para um café da manhã leve, com frutas e petiscos. Nessa hora, costuma fazer frio. #FicaADica

De lá cada van segue para um ponto específico onde os balões estão sendo preparados. E aí já comecei a gostar da nossa empresa, já que o ponto de decolagem era afastado da cidade então teríamos um bom tempo de passeio sem “outros balões” (depois descobri que isso era quase impossível, mas foi muito legal mesmo assim 😛  ).

Os funcionários da empresa foram muito simpáticos e prestativos, explicando todos os procedimentos. O nosso piloto também demonstrou muita perícia. Realizou várias “manobras” que nos possibilitou ver o vale de muitas maneiras diferentes, mas tudo com segurança.

Vendo o mundo de cima
Vendo o mundo de cima

Tivemos um pouso perfeito, sem virar o cesto (ás vezes acontece 🙂 )  e ao final um brinde com espumante da região e um certificado de balonistas! Uhuuuuu!!! Céus de Porto Alegre que me esperem! 😛

Parte boa II
Parte boa II

A parte de fechar o balão foi muito divertida, já que. agora como “balonistas” tivemos que por a “mão na massa” para “ajudar” com a função, o que rendeu muitas fotos legais.

DSC06585
Desinflando o balão…
DSC06586
Puxando o balão…
DSC06591
Dobrando o balão…tudo muito profissional! 😛
Parte boa II
Depois do trabalho, bebida…porque nós merecemos! 😛

Ainda, como estávamos em lua de mel, ganhamos da empresa um espumante de brinde. ❤ #AdoroMimos #Gentileza #Simpatia

A pesar de estar dentro de uma cesta de pão  que custou uma pequena fortuna, o passeio foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Vale cada centavo investido! O nascer do sol nas montanhas claras da Capadócia é divino e a experiência vale MUITO a pena!

DSC06516

Então, se você vai à Capadócia, já deixe um dinheirinho separado para o passeio, e bom voo!  🙂

 A Carol esteve na Turquia em Maio de 2014. Esse post se baseia 100% na nossa experiência. Não ganhamos nada das empresas citadas. Duvidas, confira a política do blog.  😉  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s