Ilha de Meedhoo: As Maldivas de quem mora :)


DSC04611

Pertinho do Resort, fica a ilha de Meedhoo e o hotel oferece passeios para que os hóspedes conheçam um pouco da vida dos moradores das Maldivas.

Como já disse por aqui, as Maldivas é um país muçulmano, o que interfere diretamente na vestimenta das mulheres. Elas não chegam a usar burcas, mas todas cobrem o corpo e a cabeça, deixando somente o rosto de fora.

O hotel não pede para ser usada nenhuma vestimenta especial para realizar o passeio, mas o bom senso e o respeito à cultura local, pede que você cubra os ombros e, se possível, use uma calça que cubra ao menos o joelho. Mesma coisa para os homens. 😉

Leve um dinheiro para realizar algumas comprinhas na Ilha. Tudo é vendido em dólar, então não se preocupe em ter moeda local. O seu guia irá te levar de lojinha em lojinha para olhar os artesanatos locais e trazer alguma coisinha, nem que seja um imã de geladeira, é legal para ajudar o pessoal.

DSC04615

Os locais acham realmente que o coco é uma coisa praticamente de outro planeta, que só tem lá, então muitos artesanatos são feitos com coco. Eles te mostram os cocos como se fossem a coisa mais legal do universo… hehehehe  Confesso que demorei um pouco para entender toda a empolgação deles com a fruta! Só caiu a ficha depois que vi uns turistas comprando os cocos na mesma empolgação… 😛

Fomos para as Maldivas no ano da Copa do Mundo do Brasil, então quando dissemos que éramos do Brasil foi uma festa! Todos foram muuuuito receptivos conosco! Ganhamos pulseira, water apples (uma frutinha que não tem gosto de nada, então beeem comível), todos queriam saber do Ronaldinho e do Neymar e da Copa e do Futebol…tudo isso só por sermos brasileiros!

Eu e a minha water apple! Mandei brasa! :)
Eu e a minha water apple! Mandei brasa! 🙂

Aliás, salvo raras exceções, dizer que é do Brasil é sempre um motivo de conversa e simpatia ao redor do mundo. Sempre que digo que sou brasileira, primeiro vem a cara de espanto (deve ser porque somos claros dos olhos claros, o que o mundo afora associa com ser europeu ou americano) e depois as perguntas sobre o futebol e a conversa.

Na ilha há algumas mercearias com alguns produtos, mas a passagem por elas não faz parte do passeio. Enquanto esperava o pessoal, entrei numa mercearia para comprar uma pasta de dente e a tentativa de comunicação com a senhorinha dona da loja foi muito engraçada! Até que o guia me viu dentro da loja e veio nos salvar. Mas saí com a minha pasta de dente! 😀

Pronto! Foi o necessário para o pessoal do grupo aproveitar para fazer umas comprinhas de refrigerante, salgadinhos e por aí vai! 😛

Fora a simpatia do pessoal, o guia lhe mostrará um pouco da comunidade: a escola (bem organizada e limpa), a mesquita (a entrada é proibida para visitantes), as casas mais antigas, que eram feitas de pedaços de coral, o local onde eles constroem artesanalmente os barcos de pesca e de transporte, todos de madeira e caprichosamente ornamentados, o campinho de futebol, o sistema de coleta de água, implementado pela UNESCO na comunidade e por aí vai…

Paredes de Corais das casas antigas
Paredes de Corais das casas antigas
DSC04713
Mesquita
DSC04628
Escola

O que me impressionou negativamente foi o lixo espalhado na beira-mar. O que pude deduzir é que por ser um país muçulmano, com as restrições de vestimenta, eles não “pegam praia”. Ou seja, a razão que faz você atravessar meio mundo para chegar nas Maldivas é relevado a segundo plano pelos locais: o Mar.

DSC04676

Resultado: lixo em toda a orla da praia. Depois que voltei, descobri o trabalho da fotógrafa Sarah Lee, com a ajuda da surfista Alison Teal, relatando a questão do lixo acumulado nas Maldivas (você pode conferir aqui!)

Resumindo, o passeio dura umas 3 horas, a Ilha é bem simples e o pessoal bastante receptivo. Eu, particularmente, acho que ir até o outro lado do planeta e não conhecer um pouco da realidade da população do local é uma perda de oportunidade. Então, para mim, o passeio valeu a pena… e já foi um super mini esquenta para Istambul! 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s