Praia de Santo Antônio de Lisboa- Florianópolis/SC

DSC01149Talvez você já tenha ouvido falar em Santo Antônio de Lisboa, como um dos pores do sol mais lindos do Brasil…e de fato essa pequena prainha de pescadores faz jus ao título.

Indo para as praias do Norte da Ilha pela SC-401, essa pequena prainha de colonização portuguesa fica a esquerda, voltada para o continente. A praia apresenta um mar calminho, quase uma lagoa. Da última vez que estivemos no local, o mar constava como próprio para banho*, mas vale dar uma conferida com os moradores locais antes de se aventurar.

DSC01142

DSC01145

Reduto de pescadores, com seus casarões coloniais**, a praia hoje é sinônimo de alta gastronomia no Norte da Ilha, com diversos restaurantes bacanas.É possível se deliciar com pratos da culinária portuguesa, apreciando o mar calminho logo ao lado. Nesse dia comemos um peixe assado (acho que um Robalo) no sal grosso, no Restaurante Marisqueira Sintra…de entradinhas dois tipos de camarões e ostras (AMO!), mas como eu estava MORRENDO de fome, esqueci de tirar foto! 🙂  Estava simplesmente delicioso! Além disso, o atendimento do pessoal do restaurante foi, da mesma forma, de primeira linha!

1504364_436190189841033_1123424607_o
O Peixe não era, mas a conta foi um pouco salgada! Mas vale totalmente o investimento! 🙂

Como a região vem ficando badalada nos últimos tempos, houve um reflexo da popularidade nos preços praticados pelos restaurantes à beira-mar. Na minha opinião, em uma viagem, todo mundo deve se dar ao direito de um diazinho de luxo 😀 , e gastar o seu almoçando ou jantando em Santo Antonio de Lisboa não me parece nenhum desperdício.

Há ainda, a formosa igrejinha de Santo Antonio, um local fofo- e concorrido- para realizar casamentos.  Nas proximidades é possível apreciar o artesanato local, que tem seu forte nas cerâmicas e nas rendas. No Carnaval, Santo Antônio é a casa do famoso Bloco Baiacu de Alguém…quem vai não se arrepende! 😉 🙂

DSC01153

DSC01155

DSC01158

Se você estiver no Norte da Ilha, recomendo fortemente a visita à Santo Antônio de Lisboa, seja para tomar um chimarrão, apreciando o pôr-do-sol, seja para uma jantinha ou almocinho especial.

* A Ilha de Florianópolis infelizmente sofre demais de um grande mal brasileiro: a falta do adequado tratamento do esgoto doméstico e industrial. 😦  Boa parte da Ilha e da porção da cidade que fica no Continente, não realiza a coleta do esgoto, sendo que a maioria das casas contam com o rudimentar sistema de fossa, no qual o esgoto somente é espalhado no meio ambiente e consequentemente acaba parando no mar. Com o crescimento desenfreado da cidade nos últimos anos, o problema se agravou e algumas praias hoje não são mais consideradas próprias para banho, sendo as prais no/voltadas para o continente as mais afetadas. O problema se agrava ainda mais na alta temporada, já que a população da ilha duplica, o que leva os órgão do meio ambiente a apertar o monitoramento.

** Conversando com os moradores locais, fiquei sabendo que muitos proprietários, em nome da modernidade, tem desmontado os casarões de estilo português para construir residência novas e mais modernas em seu lugar. Se é certo que todos merecem os confortos da vida moderna, cidades da Europa nos mostram que é perfeitamente possível adequar o antigo, ao novo, mantendo as origens e a cultura. Para isso, basta ter educação e investimento, não só dos proprietários, mas também da Prefeitura. A comunidade ganha, o Município ganha, e nós, turistas, ganhamos! 🙂

Um comentário sobre “Praia de Santo Antônio de Lisboa- Florianópolis/SC

  1. Pingback: Florianópolis- Programa do dia: restaurante Pitangueiras e os cupcakes da FairyLand | Carol na Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s