O Grupo do Casório do Facebook

curtoOi pessoal!

Então, faltam menos de 2 meses para o casório (medo!) eu já estou me transformando numa bridezzila (mistura de noiva com godzilla!), o que somado a uma TPM braba (porque desgraça boa, sempre vem acompanhada! 😀 ), está fazendo o noivo repensar o casamento! 😀

Brincadeiras a parte (só estou um pouco ansiosa mesmo), já ia me esquecendo de contar sobre um recurso que usamos desde quando decidimos pelo casório e que, na minha modesta opinião, tem dado super certo: o Grupo do Facebook de Convidados do Casamento.

Explico. Como o nosso casamento é um destination wedding,  modalidade de evento que demanda tempo e $$$ dos nossos convidados em transporte, hotel, férias, etc., tivemos o cuidado de informar a alguns parentes e amigos o quanto antes possível dos nossos planos casamentísticos.

No início das minhas pesquisas, descobri que normalmente, se utiliza para isso um recurso chamado “save the date” (guarde a data), que na maioria das vezes é uma foto bonitinha dos noivos, ou um mimo qualquer, que é remetido para os convidados com certa antecedência…tudo muito fofo, com um custo não muito alto. Só que depois de recebido o save the date, o seu canal de comunicação com o convidado se encerra…e só vai voltar a acontecer quando você mandar os convites, ou seja, uns 2 meses antes do casamento.

Assim, o save the date não fazia muito sentido para mim, já que a probabilidade do convidado esquecer do casamento era alta (olha eu falando em causa própria de novo), além de dar um trabalhão para remeter para quem mora longe, envolver custos em algo que, sejamos francas, provavelmente vai fora,  e o convidado só voltar a lembrar mesmo do casório quando recebesse o convite, ou seja, em cima do laço!

Daí surgiu a ideia do Grupo do Casamento no Facebook! Como a maioria dos meus convidados utiliza o recurso (e quem não usa, a esposa usa ou o filho usa), ficou mais fácil a nossa comunicação. De tempos em tempos, quando vejo uma coisa bacana sobre casamento, posto lá no grupo do Face. O legal é que o pessoal começou a se empolgar também, e quando veem alguma coisa legal que lembra o casamento, postam no face tb. 😉

Festa de Casamento é como qualquer outro evento: você precisa envolver as pessoas, para que seja um momento bacana não só para os noivos, mas para os convidados também. Nem todo mundo sabe o trabalhão e os cuidados que envolve uma festa desse tipo e essa interação permite aos convidados compreenderem um pouco melhor, não só o que se está pretendendo com o casório, mas também o quanto esse dia é especial para os noivos.

Além disso, facilita muito se você quiser criar eventos paralelos, como chá de panela, chá bar e coisas do tipo, já que basta criar um evento dentro do próprio grupo, convidando aqueles membros que você quiser.

dicasDicas importantes para o recurso dar certo:

  • Para esse caso, prefira criar um “Grupo” ao invés de um “Evento” no Facebook. O Evento somente fica visível na tela alguns dias antes do acontecimento, sendo que o grupo permanece sempre na tela. Também achei o acesso mais fácil do que nos Eventos para postar as informações. Tanto que primeiro criei o evento e depois “descriei”, o que gerou pânico em algumas pessoas achando que eu havia cancelado o casamento! (pegadinhaaa!!) 😀 . Além disso, você não pode criar um evento dentro de outro evento, ou seja, você perde aquela funcionalidade de criar o evento do chá de panela ou chá bar.
  • É importante que no momento de criar o Grupo você o torne um “grupo secreto”, ou seja, somente as pessoas que estão no Grupo podem ver o que é postado ali e postar… isso evita constrangimentos para outras pessoas no seu face, que não serão convidadas, ou até mesmo aquelas que, mesmo sem maldade, gostam de se convidar! 😀
  • Outro cuidado ao criar o Grupo é permitir que apenas os noivos possam convidar novos membros para o Grupo, ou seja, a administração da página é só deles (ou de alguém de confiança)…sabe como é, né?! 🙂
  • Nessa etapa, convide apenas as pessoas mais próximas M-E-S-M-O e que você tem a certeza que estará na lista de casamento… Deixe de fora, nesse momento, aquele rolo da sua amiga que você não tem certeza se estará de pé até o casório… o convite para o Grupo é como um convite formal de casamento e não é elegante desconvidar alguém para uma festa (salvo força maior), até para mim que sou mais liberal.
  • Não exagere na quantidade de informações postadas. Nem todo mundo está na mesma vibe 100% casamento que você e o excesso de informação pode fazer o convidado perder o interesse em acompanhar o Grupo.

Acho que é isso. Dúvidas, críticas (com cuidado, olha a TPM! 🙂 ), sugestões, desabafos, aos comentários!!

4 comentários sobre “O Grupo do Casório do Facebook

  1. Pingback: O que não deu tão certo assim: o RSVP | Carol na Web

  2. Pingback: Carol e A Lua de Mel Surpresa | Carol na Web

  3. Oi, vou me casar em dezembro e tive esta mesma ideia hj qnd estava pensado em como disponibilizar a minha lista de presentes. queria saber se p vc foi util de verdade e se s convidados gostaram da ideia. penso em fazer a lista como uma enquete no grupo em que cada convidado escolhe um presente na lista.

    1. Oi Mônica! Eu não usei o grupo do facebook como lista de presentes.
      Na verdade, ele foi mais uma forma de me comunicar com os meus convidados e colocar todo mundo no “clima” da festa. Lá o pessoal podia achar dicas sobre o local e consultar dúvidas sobre o casório, além de juntar “bobagens” sobre casamento! 😛 Para esse fim, funcionou super bem! Depois da festa, o pessoal postou fotos lá, foi bem legal. Dá para fazer algumas enquetes, por exemplo, sobre o tipo de bebida favorito da galera.
      Já a lista fiz a minha pelo Zankyou, que era quem tinha as melhores taxas. Gostei bastante do serviço deles. Não sei se eles “conectam” com o facebook, mas vale pesquisar! Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s