Porto Alegre- Uma visita ao Theatro São Pedro

Fotografia de Diego Maciel Neves
Fotografia de Diego Maciel Neves

O Centro Histórico da cidade de Porto Alegre reserva aos viajantes menos apressados gratas surpresas.  Entre elas o Theatro São Pedro. 🙂

Localizado em frente á Praça da Matriz, ao lado da Assembleia Legislativa, em frente ao Palácio do Governo e ao lado do Palácio da Justiça (sim!!! composição básica em qualquer cidade do sul do Brasil…até em Unistalda deve ser assim! 🙂 ) o Theatro São Pedro quase foi demolido e ficou “jogado as traças” ou melhor, aos cupins, durante anos.

Em 1973  foi determinada a interdição do Theatro, sob risco de desabar. Inclusive, onde hoje está localizado o horroso Palácio da Justiça, havia um prédio gêmeo ao Theatro.

A reconstrução. Foto de divulgação do Theatro
A reconstrução. Foto de divulgação do Theatro

Essa história só não teve um final trágico graças a uma senhorinha alemã, a Dona Eva Sopher, que apadrinhou o prédio e comandou a sua restauração.

eva-sopher
Dona Eva e seu Theatro 🙂

 

E a cidade ganhou muito com esse trabalho. O Theatro São Pedro é um daqueles teatros que, além de lindos, faz o espectador e o artista se sentirem próximos. Tanto que diversos artistas já escolheram a casa para iniciar a temporada dos espetáculos e gravar DVDs, entre eles o Marcelo Camello, que eu adoro! 🙂

plateia
Olha a platéia que linda… Foto de divulgação do Theatro

Para conferir melhor a história do teatro, o Memorial funciona de terça à sexta, das 13h00 às 18h00min, e aos sábados e domingos das 16h00min às 18h00min.  A entrada é gratuita!! 🙂

Se você puder, prestigie um evento no Theatro, você não irá se arrepender!

O Café do Theatro

O Theatro conta com um café, que, em dias que não há espetáculo, atende de terça às sextas, das 16h às 19h00min.  Em dias de espetáculo e nos sábados e domingos, abre às 16h e fecha antes das apresentações.

Às quartas-feiras, entre maio e outubro, serve um buffet de chás, das 16h às 19h00min, com custo de R$ 40,00.

Foto de Divulgação do Theatro
Foto de Divulgação do Theatro

No dia em que estivemos no Theatro para um show de Jazz, tomamos um chocolate quente e comemos um sanduíche. Gastamos R$ 25,00 por pessoa. O lugar não aceita cartões de crédito.

O Multipalco Theatro São Pedro

Fotos aqui!
Fotos aqui!

Não bastasse capitaniar a reforma do Theatro, a Dona Eva tem um bicho carpinteiro do bem.

Encampou a ideia de criar, ao lado do Theatro São Pedro, um Multipalco, com mais uma sala de teatro, com capacidade para 650 pessoas, diversas salas de trabalho (para orquestras, corpo de baile, cursos, etc.) e uma praça aberta ao público, com uma concha acústica, restaurante, cafés… Tudo isso harmoniosamente ocupando um espaço de 22 mil metros quadrados ao lado do teatro original.

O restaurante do local já está funcionando é é uma boa opção de almoço no centro da cidade. Funciona de segunda à sábado, das 11h00min às 15h.

Restaurante do Multipalco
Restaurante do Multipalco

O projeto ainda não foi 100% entregue à comunidade. Muito embora os esforços da Dona Eva, do pessoal da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, e de empresas do Estado, a verba ainda não foi suficiente para terminar 100% da obra, mas a praça pública e a concha acústica já foram entregues à comunidade.

Quando estávamos saindo do nosso show de Jazz, numa segunda-feira, passado das 11 horas da noite, encontramos com a Dona Eva, nas escadas, no auge dos seus 90 anos, deixando o Theatro em direção ao estacionamento. Passando por um tapume da obra, perguntei a ela o que faltava para terminar o Multipalco. A resposta óbvia: dinheiro. Então retruquei: Mas quanto?, esperando ouvir alguma cifra milionária. A resposta dela, antes de entrar no carro para sair dirigindo do teatro (!!!), foi simples: um cafezinho!  😉

E a resposta não poderia ser melhor: um cafezinho meu, um cafezinho seu…e assim vai se reconstruindo e construindo a história do Theatro São Pedro, tem como não amar? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s