Cerimonialista- A procura e a escolha! (e itens que eu acho interessante perguntar!) :)

wedding-planner-720

Decidido que teríamos uma assessoria/cerimonialista (ok, parte fácil! Está na dúvida, leia aqui e aqui!) faltava agora decidir quem seria! Levando em conta que a minha experiência em casamentos em Florianópolis se resumia a um único evento, essa não parecia a tarefa mais fácil do mundo…

Tentativa 01: Para começar, eu tinha uma amiga que havia casado em Florianópolis a uns dois anos atrás. Na época, ela havia utilizado o serviço de assessoria e cerimonial da Morgana, da empresa Estratégica Eventos (tel (48) 84265892), já que, tal como no meu caso, ela não residia na cidade.

noivos 1_thumbAs recomendações da minha amiga que tive do serviço foram bem positivas Além disso, como eu era madrinha, pude acompanhar no final de semana do casamento um pouco do trabalho de cerimonial, já que fizemos o ensaio na pousada do casamento no dia anterior. Além disso, no dia da festa uma outra amiga, que também era madrinha, resolveu rasgar um pedaço do vestido na ida para a cerimônia… e a assessoria se demonstrou preparada, com linhas e agulhas a postos, para resolver o problema.  No mais, como a festa transcorreu sem nenhum percalço (estava ótima por sinal), me pareceu uma boa referência.

Maaaass… Ao telefonar para a Morgana, esta me informou que no período do casamento estaria em viagem ao exterior, o que tornaria impossível o serviço.  Ok, eu estava sem qualquer referência de novo! 😛

Tentativa 02: O Google! Sem referências, o que me restou foi Goooogar atrás de profissionais e dicas de outras noivas que pudessem de alguma forma me salvar.  A minha tática era simples e ao mesmo tempo complicada: comecei a procurar em sites e blogs de casamento festas em Floripa que tivessem a minha cara e torcia para que, no final, houvessem os créditos à assessoria. Depois eu jogava o “nome” da assessoria no google para buscar contatos e de quebra já ia atrás de alguma reclamação que eventualmente tivesse caído da rede…

Enfim, como eu já fiz todo esse trabalho, passo a compartilhar com vocês os profissionais que encontrei. Como disse, na prática não conheço o trabalho de nenhum deles (a não ser a da minha assessoria que relato abaixo), então estabeleci os seguintes critérios para a minha escolha:

  • Empatia com serviços e estilo de festa realizados pelos profissionais anteriormente, com base na minha pesquisa prévia na internet;
  • Ausência de comentários (na busca que fiz) ao estilo “horrível”, ” o cara sumiu e fugiu com o meu dinheiro” , “o cara recebe do fornecedor se eu fechar com a indicação”, etc.
  • Retorno aos meus emails e utilização do skype (afinal de contas, esse seria o nosso principal meio de comunicação).
  • Demonstrar profissionalismo e conhecimento do assunto (!!!)
  • Empatia com o profissional quando da conversa pessoalmente e/ou vi skype (!!!!)

Obervação: Como comecei as minhas pesquisas no final de janeiro, acho que peguei muitos profissionais de férias, sendo que isso colaborou para a demora na resposta de alguns emails. Assim, só comecei a utilizar o critério de “demora nas respostas dos emails” a partir de março e dando um desconto, já que tive problemas técnicos com a minha caixa postal.

Não...não era a Jeniffer Lopez
Não…não é a Jeniffer Lopez

Assim, cheguei a quatro nomes:

a) Patrícia Lima Cerimonial: A Patrícia não tem site próprio (pelo menos, eu não achei!). Na época, curti umas festas cujo cerimonial era dela e pela web cheguei no email e telefone. Não achei a resposta ao email que remeti (mas também não sei se é o email certo da profissional) e acabei telefonando. Ela foi muito simpática ao telefone e me informou que já tinha outra festa no mesmo dia da minha e não poderia  me atender. Mas, após eu solicitar, me indicou outro profissional (que eu já havia encontrado na internet). Contato (não sei se está atualizado): tel. (48) 32096415/96422186  e email: patricialima.cerimonial@hotmail.com

b)  Eduardo Ouriques: Entrei em contato via email e recebi resposta rápida. O email que me foi remetido era bem completo, já constava valores (adoro) e o serviço detalhado prestado pelo Eduardo. Como ele foi o primeiro a me responder, devolvi o email com um milhão de perguntas e dúvidas existenciais (eu nunca casei!)! hehehehehehe Acho que isso assustou ele e não obtive mais resposta (mas pode ser 100% de culpa do meu email e de mim mesma que estava numa fase neurótica e não soube me expressar direito, já que ele é bem recomendado no mercado). Depois, mais calma, encontrei a minha cerimonialista, motivo pelo qual não tentei novo contato. De qualquer forma, ele parece ter experiência. Segue o contato: http://www.eduardoouriques.com/

Vai que o noivo resolve me trocar pela Jennifer Lopez...melhor não! :)
Vai que o noivo resolve me trocar pela Jennifer Lopez…melhor não! 🙂

c) (!!!) Bárbara Erig: A minha assessoria/cerimonialista. Quando estava no processo de escolha, remeti emails mas não fui respondida de pronto (mas, como já disse, eu estava com problemas no meu email, o que só vim descobrir depois).  Em março liguei para a Bárbara e ela foi muito atenciosa comigo ao telefone, informando que tinha a data disponível e que poderia deixar uma pré-reserva para mim. Como eu tinha a perspectiva de ir a Florianópolis, combinei de encontrar com ela pessoalmente (muito embora existisse a possibilidade via skype), no seu escritório.

A Bárbara e o Thiago (eles são sócios) desde o começo foram extremamente atenciosos e profissionais. Me apresentaram a forma de trabalho deles (dentre esses destaco o fato de não receber comissão por serviço contratados e receber os honorários deles próprios integralmente só na véspera do casamento, o que já me deixou bem tranquila quanto aquele ponto “o cara é horrível” “o cara sumiu com o meu dinheiro” e “o cara recebe por fora para me indicar fornecedores”) e me “entulharam” (hehehehehe) de informações sobre o mundo do casamento, coisas que nessa época eu nem pensava que existia…. Na nossa primeira conversa não acabei fechando, pois o noivo não estava junto e estabelecemos que tudo deve ser combinado junto, mas, ao retornar à Porto Alegre, os contratei e passamos a conversar quando necessário.    

Até o momento, não tenho absolutamente nada do que me queixar em relação a assessoria: são prestativos e educados, respondem aos meus emails, estão me indicando fornecedores que parecem entender do assunto, quando preciso me atendem no skype sem ficar controlando horário (aliás, sou sempre eu que tenho que sair correndo! Sorry pessoal! 🙂 ), quando vou a Floripa se esforçam ao máximo para me atender e me ajudar com a “agenda” de fornecedores…  Inclusive, antes de fechar, questionei com o pessoal do nosso hotel se havia algum problema com a assessoria, de outras festas, e, mais uma vez o serviço nos foi bem recomendado.

Ah! E tem uma coisa que eu acho fabulosa: quando algum fornecedor demora muito para responder os meus emails, é só eu “reclamar” para a Bárbara e pronto!!! Rapidinho a resposta surge na minha caixa de entrada! Uma maravilha! hehehehhehe 🙂 🙂 Além disso, mesmo quando eu não “fecho” (por questões de preço, gosto ou cósmicas) com os fornecedores inicialmente indicados, eles me indicam mais profissionais e assim vai, até eu fechar com alguém!

Além dessa parte de fornecedores, eles serão responsáveis pelas confirmações de presença dos convidados e por resolver todos os perrengues que por ventura venham a surgir no dia da festa.

Então, até agora, se você me pedisse uma recomendação eu recomendaria com certeza! 🙂 Mas não se preocupem que eu vou “atualizando” vocês com os últimos acontecimentos…

Site da Bárbara: http://www.barbaraerig.com.br/

d) Mari Ferraz: Outra cerimonialista que encontrei na web e que me respondeu em tempo recorde e com orçamento bem completo! Ela realiza os dois tipos de serviço: cerimonial no dia (que segundo ela, começa um mês antes) e a assessoria. Também me pareceu ter experiência no assunto, mas não chegamos a “evoluir” os assuntos, pois no meio do caminho fechei com a Bárbara. Segue o site da Mari: http://www.mariferraz.com/ e telefone: 48-96860404

E aí pessoal? Alguém conhece o trabalho de mais alguém em Floripa e quer indicar para alguma “noiva iniciante” ?  🙂

6 comentários sobre “Cerimonialista- A procura e a escolha! (e itens que eu acho interessante perguntar!) :)

  1. Pingback: O que deu certo no casamento: O Cerimonial… | Carol na Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s