Florianópolis- Dicas práticas de como escolher a sua praia Parte 2: Praias do Sul

sul-da-ilha-mapa-nome-praias

Seguindo na busca da praia ideal (leia a primeira parte aqui!), vamos agora analisar as Praias do Sul, as minhas favoritas! 🙂

Praias do Sul: As praias dos nativos (hoje nem tanto)! 🙂

No sul da ilha estão a Praia do Campeche e a sua Ilha maravilhosa, a Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Pântano Grande, Lagoinha do Leste… também é no Sul da Ilha que fica o aeroporto.

Para mim, além da muvuca ser menor (cada dia menos), a grande diferença está no tipo de mar. As prais do sul costumam ter o mar mais agitado do que as praias do Norte, o que não desmerece a região.

Dentre elas está a querida Praia da Armação .

Armação
Armação

Essa, durante alguns veraneios foi a minha praia em Floripa. A cerca de três anos atrás, a praia ficou famosa no Brasil todo por um forte ressaca de mar que atingiu a região. O mar avançou sobre a faixa de areia e derrubou algumas casas que ficavam a beira-mar, deixando boa parte da praia sem faixa de areia. Como tentativa de parar a força do mar, foi criado um mole de pedras e a praia ficou sem faixa de areia para veraneio…  😦

Esse ano retornei a Armação e a prefeitura transformou o mole de Pedras em um bonito calçadão para o pessoal caminhar e andar de bicicleta. O mar deu um recuada e embora a faixa de areia não seja mais tão larga quanto era, dá para curtir o sol a beira-mar.

Calçadão e Praia
Calçadão e Praia

Para quem curte surfar, a dica é se aventurar ou no Morro das Pedras, praia anterior e contígua a Armação, ou na queridíssima Praia do Matadeiro, essa última após a Praia da Armação, acessível apenas a pé, pela qual se chega ou atravessando o riozinho que divide as duas praias, ou através da ponte para pedestres (que andou despencando) existente no local. Da Praia do Matadeiro sai a trilha mais fácil, mas mais demorada (2 horas), para a praia da da Lagoinha do Leste, na opinião de alguns a mais bonita de Florianópolis.

Morro das Pedras
Morro das Pedras
Riozinho
Riozinho e Trilha para a Matadeiro
Matadeiro
Matadeiro 🙂

Para quem gosta de Água Doce é na região que fica o Parque da Lagoa do Peri, maior reservatório de água doce do Município e área ambiental protegida.

Ainda ao Sul está o Pântano do Sul, outra praiazinha de pescadores, onde fica o famosíssimo Bar do Arantes, com seus frutos do mar, cachaça artesanal e bilhetinhos espalhados por todo o bar. De lá que parte a trilha mais curta (1 hora), mas mais íngreme, para a praia Lagoinha do Leste.

No Sul ainda fica o Riberão da Ilha, de colonização açoriana, onde é possível degustar ostras criadas no próprio local. Entre os restaurantes mais famosos e $$$$$ está o Ostradamus, com decoração aconchegante e com seu pier avançando em direção ao mar.

3 comentários sobre “Florianópolis- Dicas práticas de como escolher a sua praia Parte 2: Praias do Sul

  1. Muito bom!!! Já é especialista em Floripa. Tens algumas dicas de Frankfurt, Berlin, ou outros lugares nas “alemanhas”? Eu estou indo antes da Mari, com pouco dinheiro, um inglês tosco e três palavras em alemão. Se tiveres nos teus arquivos algo sobre Doha no Qatar , me manda, que na volta eu fico algumas horas por lá. (se o voo conseguir atravessar o Iraque, o Irã e o Iêmem).

    1. Clóvis!!! Teu comentário caiu no Spam! 😛 Bem, acho que agora as minhas dicas para a Alemanha não vão surtir muito efeito… Mas quanto ao inglês tosco e a as três palavras de alemão, você está indo com mais conhecimento do que eu, que nem três palavras sabia! hehehehehe Quanto ao Quatar, por enquanto, vou ficar devendo..quem sabe ano que vem 😉 🙂 Se cuidem por aí! E na volta quero ver fotos!!

  2. Pingback: Florianópolis- Programa do dia: restaurante Pitangueiras e os cupcakes da FairyLand | Carol na Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s