Florianópolis- Dicas práticas de como escolher a sua praia Parte 1: Praias do Norte

Floripa
Floripa

Pela contagem oficial, a ilha de Florianópolis apresenta 42 praias, espalhadas pelos 700km² do Município! Pela conta dos nativos, acho que passamos de 100! É praia para caramba! 🙂

Eu acredito que uma boa localização já meio caminho andado para gostar de qualquer cidade do mundo. E essa regra se aplica em especial ao caso de Floripa  (leia! :)) . Observando algumas dicas práticas, fica muito mais fácil escolher a sua praia.

Vamos a primeira dúvida clássica: Praias do Norte ou Praias do Sul?

Antes de entrar no tópico em si, você precisa ter em mente duas dicas:

1. A temperatura da água: A água do mar das praias do Sul do Brasil não são tão quentes quanto as praias do nordeste, inclusive no verão. Isso não significa que você não vai conseguir aguentar ficar dentro da água. Muito pelo contrário. Significa apenas que esse não é um bom parâmetro para a escolha da sua praia na Ilha, pois a diferença de temperatura da água não difere muito de praia para praia. 🙂

2.  As praias voltadas para o Continente tem mar mais calmo, do que as praias voltadas para o Oceano. E essa, acredito eu, deve ser uma dica universal para ilhas próximas ao Continente (pelo menos, em todas que eu fui era assim…) 🙂

Praias do Norte:  De longe, são as praias mais procuradas pelos turistas!

Norte da Ilha
Norte da Ilha

A maioria apresenta mar calmo, no melhor estilo lagoão! São as preferidas pela famílias, argentinos e pela galera descolada que vem aproveitar as férias na Ilha da magia.

No norte da ilha fica a badalada Jurerê Internacional, vizinha a praia de Jurerê, bairro planejado classe A, que ficou famoso no país inteiro e hoje, no verão, conta com a presença de celebridades, jogadores de futebol e afins… um verdadeiro desfile à beira-mar! 🙂

Jurerê Internacional
Jurerê Internacional
Que chiqueza! :)
Que chiqueza! 🙂

Como contrapartida venha com o bolso preparado, em especial se você quiser aproveitar os beach clubs que tomaram a orla da região e que oferecem não só serviço de praia durante o dia, mas também refeições no turno da noite. Fora da temporada, paguei R$ 46,00 por um prato para uma pessoa (eu no caso!),  sem bebida alcoólica, no Simple on the Beach, beach club próximo do calçadão principal. A comida estava bem interessante, mas senti falta de mais opções de frutos do mar, já que estava na praia…

image
Eu e o meu acompanhante invisível! 🙂

Caso queira economizar, considere ficar em Jurerê e caminhar até a praia de Jurerê Internacional quando quiser curtir o agito. É perfeitamente factível pela faixa de areia e significa a economia de uns bons reais no bolso guaiaca.

Também no Norte da Ilha, ficam as praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Praia da Lagoinha da Ponta das Canas (não confundir com a Lagoinha do Leste, que é no lado oposto!), todas praias próximas uma das outras, de mar calmo, com boa estrutura e opções de lazer, e que tendem a ficar bastante cheias na alta temporada.

No lado “oposto” fica a Praia dos Ingleses e a Praia do Santinho, esta última famosa pelo resort,  duas outras boas opção para o veraneio, embora com mar um pouco mais agitado (mas nada que assuste).

No norte também fica a Praia Brava, entre a Lagoinha e os Ingleses, onde a galera se encontra para surfar.

Brava
Brava

Ainda, o charmosíssimo Bairro de Santo Antônio de Lisboa, de colonização portuguesa, com um por-do-sol de tirar o fôlego e culinária requintada (não deixe de comer ostras, pelo amor de Deus!:)).

Tem como não amar?
Tem como não amar? Foto: Jair Quint

2 comentários sobre “Florianópolis- Dicas práticas de como escolher a sua praia Parte 1: Praias do Norte

  1. Pingback: Florianópolis- Dicas práticas de como escolher a sua praia Parte 2: Praias do Sul | Carol na Web

  2. Pingback: Florianópolis- Programa do dia: restaurante Pitangueiras e os cupcakes da FairyLand | Carol na Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s