Da série, viagem inesperada- À procura de neve Parte Final: Pousada Vale das Trutas e a neve!!!!

Seguindo a viagem pela Estrada do Rio das Antas, e já em São José dos Ausentes, e com o sol já indo embora, resolvemos pernoitar na Pousada Vale das Truta, que, como o nome sugere, fica em um Vale no caminho e onde vc pode pescar, comprar ou saborear trutas!!!! 🙂 🙂 🙂

Enfim, iríamos comer trutas!

Já havíamos estado na Pousada Vale das Trutas a alguns anos atrás. Depois disso ela ficou “famosinha”, já que o elenco de uma das novelas da Globo teria ficado hospedados por lá, durante gravações em São José dos Ausentes.

Pousada

A pousada é formada por várias cabaninhas e, na frente delas, ficam os tanques de trutas, onde você pode pescar, no melhor estilo pesca e pague. Lembro que da última vez que estivemos por lá, eu “alimentei” alguns peixes com as minhas iscas, já que pescar que é bom mesmo não consegui as criancinhas estavam conseguindo!… pelo menos deixei os peixes mais fortes e gordos para os demais! Mas a minha frustração de pescadora é porque sou péssima mesmo, porque os tanques são bem cheios e estava todo mundo conseguindo.

Dessa vez, chegamos já ao anoitecer e o frio desencorajou a equipe de pescadores de supermercado.

A hospedagem nas cabanas custou R$ 75.00 por pessoa (éramos quatro) e, sinceramente, a hospedagem deixou muito a desejar! 😦

Confesso que não me lembro de, na última vez que estivemos por lá, ter sido ruim (tanto que voltamos), mas acho que não estava frio, ou as coisas mudaram e a estrutura piorou, ou eu fiquei mais exigente, ou uma mistura de todas as coisas! 🙂

Mas vamos aos fatos:

As cabanas são feitas de madeira (ok) que. ao que tudo indica, não tem nenhuma proteção específica para o frio. No frio de São José dos Ausentes (às vezes as temperaturas chegam perto de zero inclusive na primavera!), isso significa que o ambiente fica bastante gelado. Somasse a isso as aberturas que não são bem vedadas (sim, entra vento) e pronto! Para os menos acostumados ao frio e até para os acostumados, se torna uma geladeira muito desagradável.

A cabana é formada por dois quartos: num está uma cama de casal e no outro duas de solteiro. Há uma cozinha pequena, junto à sala, com lareira e um banheiro, além da “sacadinha” aberta na frente da cabana.

O mobiliário do quarto de solteiro (o nosso), que é bem simples (até aí tudo bem), está BEM desleixado, com muitas “pichações” na madeira de hospedes mal educados, o que não ajuda no cenário.

O banheiro, que é um item que eu prezo MUITO, também deixou a desejar. Para começar é um banheiro pequeno, com louça escura e privada daquelas de puxar a cordinha (ok, isso é loucura da minha cabeça hehehehe).  Mas quanto aos aspectos práticos, a pia do banheiro não tem água quente! Só se você for a São José dos Ausentes no Inverno saberá o que isso significa… o chuveiro confesso que eu não entendi, pois tem a possibilidade de elétrico e a gás, tudo junto no mesmo box pequenininho…por medo do frio, a galera matou o banho da noite, então vou ficar devendo a experiência na prática.

A cozinha/sala: A cozinha é pequenininha mas relativamente equipada, mas não cozinhamos então tb vou ficar devendo essa experiência prática. A única coisa que senti falta foi de taças para vinho, mas consegui emprestado no restaurante do Hotel. O fogão estava problemático e apagava sozinho, permanecendo o gás ligado e vazando… então já viu né: fogão problemático mais cabana de madeira…  A sala tem um lareira, a geladeira, uma mesinha com quatro cadeiras de madeira e uma tv pequena, que passa dois canais com imagem má o menos, Globo e SBT.

Acomodações

A lareira: Bem, vc pode dizer, “ok, a cabana não tem proteção para o frio, mas tem lareira!” Seria uma maravilha, se não fosse pelo fato de que lareira é mal projetada (de alvenaria, muito baixa e com o “bojo” para fora da cabana), sendo que o calor acaba se perdendo e a cabana não fica tão quente quanto poderia. Antes a lareira era de ferro e ficava inteiramente para dentro da cabana, o que ajudava no aquecimento, agora é essa para fora… Além disso, a lenha é cobrada a parte, R$ 10,00 por pacote, o que, no mínimo, é antipático.

Em minha defesa e da minha chatice, tenho para dizer que no café da manhã encontramos uma família que estava indo embora da pousada no primeiro dia, muito embora tenha reservado por mais tempo, porque não tinha aguentado o frio e a falta de estrutura do local…

E em defesa da pousada, o restaurante, que é terceirizado, é bom, então vale parar para o almoço ou jantar (mediante reserva), já que as porções são bem servidas e a truta, como não poderia deixar de ser, é fresquinha e deliciosa. Na janta, a truta saiu por R$ 20,00 cada (frita, grelhada ou defumada), acompanhada de arroz, salada e batata.

E o mais importante de tudo, foi lá que vimos neve!!!

Sim, minha gente, às 07 da manhã fomos acordados por turista felizes da vida gritando “neve” “neve” neve”…e não foi pouca coisa! Olha a  “nevasca” de colocar o Canadá no chinelo exagero! hehehehehe

Cai neve!!!
Com direito a Boneco de neve!!!
Juntinho na neve!!!

No final das contas, só nevou significativamente em São José dos Ausentes, o que fez valer a pena a nossa estadia na pousada.  Depois da neve, a temperatura baixou bastante e abriu um dia liiiindo apesar de gelado. Neve agora, só ano que vem! 🙂